terça-feira, 8 de setembro de 2015

Falar sobre suicídio ainda é tabu. Muitas pessoas acham que abordar o assunto pode ser uma forma de incentivar. Mas não é. Sabe por quê? Muitas tentativas de suicídio podem ser evitadas. O melhor caminho é oferecer ajuda. Que pode ser uma palavra amiga, um ouvido atento e/ou um momento de atenção.
Por isso, esse mês de setembro, diversos países realizam uma campanha de conscientização sobre a prevenção contra o suicídio. Nesse ano, o tema é “Prevenindo suicídio: alcançando e salvando vidas”. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada 45 minutos, um brasileiro (a) se suicida; e 90% dos casos podem ser prevenidos.
Não estamos aqui para destacar as causas que levam uma pessoa ao suicídio. Mas alertar que há muitos casos que as pessoas procuram ajuda antes da tentativa de suicídio seja a um profissional (médico e/ou psicólogo) ou a própria família. Por isso, precisamos dar atenção a esses sinais.
http://goo.gl/gvV6I8
Demonstre interesse, ofereça ajuda, acione familiares se for o caso. E se você tem se sentido assim, serviços como o CVV-Centro de Valorização da Vida atendem 24 horas na internet ou pelo telefone 141. Quase todas as pessoas que desistem da ideia de se matar percebem que essa não era a melhor saída e conseguem de alguma forma encontrar um outro caminho de seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário